MICREX - BIOWORLD

[ ... ] Itens
Comprar
Bioworld : Home » Medical News » Cranberry

Cranberry

E-mail Imprimir PDF

Cranberry

Fruta originária dos USA e Canadá, é muito conhecida para seu efeito preventivo sobre as cistites recorrentes em mulheres e sobre as gastrites a H.Pilori.
Nos dois casos o mecanismo de ação da fruta é o mesmo: se chama “efeito anti adesão”. As bactérias, para provocar a doença, tem que se fixar na bexiga - no caso de cistites, no estômago no caso de gastrites senão elas são eliminadas junto a urina ou fezes. Nos EUA existe anti sépticos bucal a base de cranberry para evitar a fixação das bactérias provocando as cáries


Para se fixar as bactérias desenvolveram um sofisticado sistema de “Pili” que aparecem nesse vídeo:

 

 


A cranberry contém um tipo de  Pro Anto Cianidina  (PAC tipo A) que vem, como uma luva, ocupar os sites de fixação dos Pilis Impedindo  a fixação das bactérias que, não conseguindo se fixar, são eliminadas seja, ou não, resistentes a antibióticos.
Mecanismo

E  esse mecanismo anti adesão comprovado por inúmeros estudos em livro e ao vivo que proporciona a excelente atividade preventiva contra as cistites reincidentes em mulher e contra as gastrites devidas a H.Pilori.
Estudos recentes na Europa mostram que a dose mínima de PAC de cranberry para prevenir as cistites é de 36 mg/ dia, seja 2 g da fruta desidratada seja meio litro de suco natural por dia.

 

É importante ressaltar que todos os estudos realizados com sucos são feitos com suco naturais já que os sucos industrializados são

Pasteuriszdos, seja aquecidos para esterilização e  isso destrói uma grande proporção dos PAC do suco. Para consumir o suco industrializado com foco na prevenção de cistites seria necessário beber bem mais de meio litro por dia e isso  ainda não daria certeza de tomar a dose certa que é de 36 mg de PAC por dia.

Receita