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Boa alimentação, atividade física diária e proteção solar para pele e cabelos são cuidados essenciais para o Verão

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exposição ao sol pode causar prejuízos à saúde e beleza. Especialistas dão dicas simples que podem minimizar os danos causados pelos raios ultravioletas, mar e piscina

Praia, sol, piscina, caminhadas. Com a proximidade do verão, além das necessidades físicas características das altas temperaturas, como o aumento do consumo de água, os cuidados com a saúde e beleza devem ser redobrados. Especialistas ressaltam que é preciso dar atenção especial à alimentação, pele e cabelo.

Coma bem

No verão, o organismo perde mais líquido pela transpiração, sendo assim, a coordenadora do curso de nutrição da Anhembi Morumbi, integrante da rede de univerdades Laureate, Avany Bon, ressalta que “é importante priorizar alimentos com elevado teor de água, vitaminas, minerais e fibras, como hortaliças e frutas. Frituras, chocolates, queijos amarelos, carnes gordas, salgadinhos de pacote e embutidos, como mortadela, salame e linguiça, devem ser evitados”.

Nos dias em que a programação incluir praia, piscina e exposição ao sol, a quantidade de líquido ingeridos deve aumentar, priorizando também os que contêm sais minerais como água de coco e sucos naturais. As refeições devem ser reforçadas com saladas e carne magras grelhadas, como peixes e peito de frango. Para sobremesa, é recomendável trocar o sorvete de massa ou chocolate por uma opção mais refrescante, como picolé de frutas.

Dica: “Os sucos terão menor valor calórico sempre que forem diluídos em água e consumidos sem adição de açúcares ou mel”, alerta a professora.

Corpo saudável

Nesta época do ano é comum que o número de inscrições em academias aumente significativamente, muitas vezes até sem observar o requisito básico de visita ao médico cardiologista para identificar o atual nível de saúde. Para evitar criar treinar sem saber ao certo as necessidades do seu corpo, é importante consultar um médico, e apenas após esta consulta procurar o profissional de Educação Física para estabelecer o melhor treino que se adeque as necessidades da pessoa, respeitando o seu limite e mantendo a disciplina de não faltar ao treino proposto.

Deborah Palma, coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi, lembra que há um número considerável de pessoas que optam por treinar sozinhas. Para essas, as recomendações também começam com uma visita ao médico, alimentação adequada e desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Dica: “Os exercícios mais indicados para iniciantes são caminhadas e pedaladas. É importante que a atividade seja prazerosa, pois, desta forma, fará parte da rotina tranquilamente”.

Cabelo hidratado

Um cabelo natural tende a ser mais resistentes aos danos causados pelo sol. Porém, como a maioria das mulheres usa algum tratamento químico, o ideal é que o cabelo esteja saudável antes da exposição ao sol, ou seja, com boa elasticidade, porosidade adequada e bem hidratado, pois quanto mais saudável estiver o fio, menor será o dano.

“Assim como para a pele, a exposição ao sol é danosa aos fios, principalmente, depois de passar por outras agressões como a água do mar ou da piscina. É importante proteger os fios com produtos específicos para reduzir os prejuízos e compor o visual com um chapéu, que além de proteger os fios, também diminui os danos a pele do rosto” observa o Leonardo Ferreira Costa, professor do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Anhembi Morumbi.

Depois da exposição ao sol, na hora do banho, é importante utilizar um bom creme de nutrição e reparação que ajudará a reduzir os danos e depois do enxágüe usar um bom leave-in, que vai reduzir a sensação dos prejuízos adquiridos.

Dica: “Geralmente as mulheres tomam sol com os cabelos repartido no mesmo lugar. porém, mesmo que tenha utilizado um bom protetor para o cabelo, há uma área que fica sempre exposta recebendo raio solares. Caso não utilize um chapéu que é a melhor indicação, é importante que mude a posição em os cabelos se dividem no alto da cabeça com freqüência e utilizar um protetor solar na área da divisão”, afirma o professor Costa.

Pele Protegida

Embora a maioria das pessoas utilize filtro solar apenas quando estão na praia ou na piscina, o correto seria que as pessoas adotassem protetor solar com fator 30 diariamente para o corpo, inclusive em dias nublados. O rosto precisa de fator de proteção maior, porém o melhor é seguir as orientações médicas.

“Na praia, é preciso tomar cuidado com as superfícies refletoras, como a água e a areia, mesmo quem permanece a maior parte do tempo brincando no mar, precisa sair com freqüência e repassar o protetor para evitar danos à pele” afirma a Professora Glaucia Simioni, da Escola de Ciência da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi.

Lembre-se: o protetor deve ser passado 30 minutos antes da exposição ao sol e repassado a cada duas horas, sempre evitando a exposição ao sol entre as 10h e 16h.

 

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Menu das estrelas como Victoria Beckham, Kate Moss e Madonna, a fruta asiática Goji Berry é excelente para redefinição da silhueta e altamente nutritiva para o organismo.

De acordo com os especialistas e a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), o alimento contém seis componentes que beneficiam a pele e o corpo.

A Goji Berry contém vitaminas B1, B2, B3, B6 e betacaroteno, responsáveis por aumentar a energia do corpo, ajudar em doenças cardiovasculares, inflamatórias, distúrbios da visão e até no sistema imunológico.

Além disso, o alimento também é riquíssimo em vitamina C. A fruta é 40 vezes mais forte que as propriedades contidas na laranja, sendo excelente antioxidante para a pele.

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